Pcn e o ensino de teatro
Durante minha experiência como professor de Arte/Teatro da Rede Estadual de Ensino, e também rede privada, notei uma grande dificuldade entre os profissionais da educação para definir, orientar e compreender o ensino da disciplina em questão. O teatro faz parte dos conteúdos de Arte e sempre foi tido como atividade de livre criação, instrumento de ilustração de outras disciplinas, ou mesmo parte fundamental das festas de fim de ano.
O enfoque dessa atividade de leitura e análise foi esclarecer e fomentar uma discussão em sala de aula, partindo de leitura atenta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mais especificamente do que diz respeito ao teatro, o verdadeiro valor atribuído ao ensino do teatro dentro da escola, como se propõe sua relação com as demais disciplinas e a forma e conteúdo a serem trabalhados, segundo propostas do mesmo.
Por meio dessa discussão, a intenção é a de propiciar informação e instigar o senso crítico dos futuros professores para que esses possam buscar novos parâmetros no processo de ensino-aprendizagem na área. A idéia é levantar um debate em relação às propostas do PCN e fundamentações do pensamento do teatro na educação e trazendo novos questionamentos, espera-se contribuir para impulsionar a ação do professor.
A análise de parte do PCN foi feita com base em três critérios fundamentais:
* Conteúdos a serem trabalhados no ensino de Teatro, destacando a profundidade e a complexidade dos mesmos;
* Aspectos sociais e culturais vinculados ao seu ensino; metodologia, propostas de trabalho etc.
* A relação teoria X prática que fundamentam o estudo do teatro.
Tais pontos são fundamentais para prática do professor: o que, como e por que trabalhar o teatro dentro da escola são questões a serem refletidas a partir da leitura desse texto. Espero que a discussão chegue aos mais sensatos pontos de vista e que se consiga abrir pensamentos acerca da importância da teoria e a da pratica para