pch - Usina hIDRELETRICAS
Hoje, represas correspondem a 85% da energia gerada no Brasil imprimir Usinas hidrelétricas, como a de Carmo do Cajuru (MG), são responsáveis por 85% da energia gerada no Brasil (Foto: Divulgação/Lucas Conrado)
Atualmente, cerca de 85% da energia elétrica produzida no Brasil vem de usinas hidrelétricas. De acordo com dados do Governo Federal, hoje existem 37 hidrelétricas no país e o plano é expandir o número. Apesar de produzirem muito menos poluentes que outras fontes de energia e não produzirem dejetos tóxicos ou radioativos, como as usinas nucleares, as hidrelétricas são responsáveis pelo alagamento de grandes áreas, podendo causar impactos socioambientais. Apesar de corresponder a cerca de 85% da energia produzida no Brasil, as hidrelétricas representam 70% das usinas do país. Erik Eduardo Rego, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, explica que o país também conta com diversas usinas termoelétricas, porém, elas são ligadas apenas nos períodos de secas: "Quando os reservatórios das hidrelétricas estão em níveis baixos, as termoelétricas são ligadas para suprir a demanda".
Vantagens e desvantagens
Com a crescente demanda por energia elétrica, o país precisa aumentar a produção. Para isso, o governo está investindo na construção de grandes usinas, como Belo Monte, Jirau e Santo Antônio, na Amazônia. De um lado, defensores dos projetos destacam fatores como baixa emissão de gases poluentes como um dos principais fatores a favor de sua construção. De outro, críticos ressaltam impactos socioambientais relativos às áreas alagadas.
Erik destaca que as usinas hidrelétricas realmente emitem menos gases provocadores do efeito estufa - como gás carbônico e metano - do que as fontes de energia térmicas. Mas faz uma ressalva: as hidrelétricas não são totalmente isentas da poluição, em especial, aquelas que têm grandes reservatórios. "Quando uma área é alagada, a vegetação é