pcd cardiovascular
AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO CARDIOVASCULAR
Goiânia, 27 de Agosto de 2014
1. INTRODUÇÃO SOBRE O(S) PROBLEMA(S) DE SAÚDE DO PACIENTE:
O paciente do qual foram colhidas as amostras é adulto e do sexo masculino. Não houve anamese na hora em que a colheita foi feita, portanto, não foram informados quaisquer problemas de saúde prévios ou hábitos de vida. A intenção dos exames realizados é a de avaliar o seu risco cardíaco.
2. EXAME REALIZADOS
Para avaliar o risco cardíaco do paciente e conhecer seu perfil lipídico, quatro exames foram feitos: Colesterol LDL direto; Colesterol HDL direto; Colesterol enzimático líquido; Triglicérides enzimático líquido.
2.1. Princípios dos Exames
2.1.1. Colesterol LDL direto
O exame é feito tendo como base as instruções fornecidas no kit de detecção de colesterol LDL direto(Doles®). São necessárias duas etapas simples para realizar a detecção da fração de baixa densidade (colesterol LDL) presente no soro presente no sangue do paciente.
Primeiramente, o colesterol das frações HDL, VLDL e quilomicrons são solubilizados por um surfactante específico presente no reagente 1 (tampão pH 6,3, colesterol oxidase, peroxidase, colesterol estearase, 4-amitriptilina, ascorbatoo oxidase e surfactante). O colesterol solubilizado é consumido pela colesterol esterase e colesterol oxidassem resultando em uma reação incolor.
Após a primeira etapa, adiciona-se o reagente 2 (tampão pH 6,3, surfactante e DSBmT) que contém um surfactante capaz de solubilizar especificamente o colesterol LDL que é hidrolisado pela colesterol esterase produzindo colesterol livre e ácidos graxos. O colesterol livre é oxidado pela colesterol oxidase liberando peróxido de hidrogênio. Este reage com 4-aminoantriptilina e DSBmT, em reação catalisada pela peroxidiase. Forma-se então uma reação corada pela produção da quinoneimina, cuja intensidade máxima de cor pode ser detectada a 546nm. A