PCC
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES A ARTIGOS CIENTÍFICOS
Eliane Stefani Nunes Ferreira RA: 1501202
Polo Sorocaba
2015
Sumário
1. HOMEM E SOCIEDADE 4
2. INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO 5
3. EDUCAÇÃO AMBIENTAL 6
4. REGISTRO VISUAL E SONORO 7
5. ARTES VISUAIS NA PRÉ-HISTÓRIA 8
6. SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO 8
7. PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA 8
8. REFERÊNCIAS 10
1. HOMEM E SOCIEDADE
No Brasil há uma grande diversidade de cultura, o que influencia diretamente na educação, principalmente na não escolar. Quando um docente muda de estado, ele deve se familiarizar com a cultura da sociedade local afim de trazer para a sala de aula o cotidiano da sociedade de seus alunos, mas também pode utilizar suas experiências anteriores em outras sociedades para exemplificar essas diferenças. Dessa maneira o docente também estará em aprendizado.
“Apoiadas em autores como Paulo Freire (1989), Humberto Maturana (1999), Violeta Núñez Pérez (2003), Maria da Gloria Gohn (2005), entre outros, afirmamos nossa compreensão de que a educação está para além dos muros da escola e, nessa perspectiva, ressaltamos nossa convicção de que a educação escolar traz consigo a sua complementaridade: a educação não escolar.” (Moura, Eliana Perez Gonçalves De – Zucchetti, Dinora Tereza - p.2)
“Para Gohn, nas últimas décadas, as transformações ocorridas no campo social inauguraram um novo paradigma, que parece apontar para um necessário movimento de profissionalização dos educadores sociais.” (Moura, Eliana Perez Gonçalves De – Zucchetti, Dinora Tereza - p.16)
“...O real é “educável”, no sentido de que é passível de entendimento para os modernos que acreditam no poder explicativo da razão. Para racionalistas, empiristas, fenomenólogos, marxistas e hermeneutas, a educação pressupõe o indivíduo capaz de educar-se e se envolver em práticas emancipadas.” (ALEXANDRE, AGRIPA FARIA - p. 3)
“Para Pedro Demo