PCA - Programa de Conservação Auditiva
Programa de conservação auditiva
Responsáveis: José Ernandes/ Thatiana Carvalho/ Valéria Siqueira.
Tabela de Atenuação Níveis de Ruído
Nível de Ruído à 130dB(A) Atenuação
Medidas administrativas 130dB(A)-123bB(A)
Medidas Coletivas 123dB(A)-103dB(A)
Medidas Individuais 103bB(A)-80dB(A)
Conservação de registros
A empresa deve arquivar todos os dados referentes a resultados de audiometrias, bem como avaliações ambientais e medidas adotadas de proteção coletiva por período de 30 anos. Esses dados devem estar disponíveis para os trabalhadores, órgãos de fiscalização e vigilância.
Programa de conservação Auditiva
Período: Outubro de 2013 A Setembro de 2014
PCA- Introdução
O PCA (Programa de Conservação Auditiva) é um conjunto de medidas técnicas simplificadas ou administrativas, distribuídas e mantidas ao longo do tempo, que agindo de forma integrada e complementar entre si, pode servir de substituto temporário a modernização tecnológica e melhoria das condições de trabalho como um todo.
Conservação auditiva implica na prevenção da audição do indivíduo, sendo ele portador ou não da perda auditiva. Este programa tem como objetivo prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais em decorrência de um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotina nas empresas.
O local adequado para se implantar este programa deve ser indicado, ou seja, direcionado por uma equipe como médico, fonoaudiólogo e profissionais da área de segurança do trabalho, quanto maior for o tempo, melhor será a extensão do PCA. Nesta indicação devem estar contidos os geradores de ruído, como máquinas e equipamentos.Portanto, os programas de conservação auditiva devem ser coordenados por profissionais da área médica, por fonoaudiólogos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, sendo necessário o intercâmbio das informações adequadas ao sucesso do programa.
OBJETIVO
Definir medidas Técnicas e