países que deixaram a urss
Cazaquistão a maior das ex-repúblicas soviéticas em território excluindo-se a Rússia, possui grandes reservas de combustível fóssil e grandes jazidas de outros minerais e metais. Também tem um importante setor agrícola onde se destacam a produção de grãos e a criação de animais. O setor industrial do país é principalmente centrado na extração e processamento destes recursos naturais. A ex-República Socialista Soviética do Cazaquistão é rica em recursos minerais: petróleo e gás natural no mar Cáspio e carvão na bacia carbonífera de Karaganda. As reservas de petróleo estão estimadas em 12-17 bilhões de toneladas (5ª maior reserva do mundo). Entre os países não pertencentes à OPEP, o Cazaquistão ocupa o segundo lugar em reservas comprovadas (a Rússia é o primeiro). O país possui a quinta maior reserva de urânio do mundo.
O país desfrutou de crescimento de dois dígitos em 2000 e 2001, e 8% ou mais por ano entre 2002 e 2007 - graças em grande parte ao seu crescente setor de energia, mas também à reforma econômica, às boas colheitas, e ao crescimento do investimento estrangeiro. O 2008 o crescimento do PIB caiu para 2.4%, e foi negativo em 2009, devido às quedas de preços do petróleo e dos metais, e a problemas no setor bancário que seguiram-se à crise financeira global .
Quirguistão
População
A população do Quirguistão é dividida em três principais grupos étnicos: quiguizes, russos (que permaneceram no país após a queda da União Soviética) e uzbeques.
Cerca de 75% da população é seguidora do islamismo e 20% pratica o cristianismo ortodoxo. 35% da população vivem em áreas urbanas e 98% dos habitantes com mais de 15 anos são alfabetizados. Cerca de três quartos da população mais pobre vivem nas montanhas e na zona rural.
Economia
O Quirguistão é um dos países mais pobres do mundo. A agricultura é o principal setor da economia do país, sendo seus principais produtos: algodão, tabaco, lã e carne. As principais exportações do Quirguistão, que vão