paz mundial
Introdução
A independência hispano-americana começou àpartir da revolta da população americana devido ao prejuízo que estavam tendo com o pacto colonial. Suas ideias eram totalmente inspiradas pelo iluminismo.
Contexto histórico
Durante a Revolução Industrial, houve um crescimento na produção de mercadorias, e estas, eram produzidas em um curto espaço de tempo. Diante disto, a Inglaterra se viu na necessidade ampliar sua comercialização e vender suas mercadorias para as Américas porém, de acordo com o pacto colonial a América Latina só poderia comercializar com a metrópole (Espanha).
A princípio não havia comercialização direta entre a América e a Inglaterra, pois as mercadorias eram vendidas primeiramente para a Espanha, que por sua vez as revendia a preços exorbitantes para suas colônias.Diante disso, os colonos perceberam que a comercialização dos produtos deveria ser feita diretamente com a Espanha, colocando fim no pacto colonial e aumentando muito mais seus lucros.
Com todo esse acontecimento se inicia-se Independência da América Espanhola.
Desenvolvimento
Inspirados nas idéias iluministas, os colonos lutavam pela liberdade econômica e política, porém eram oprimidos pelos colonizadores.
Nesse mesmo período, as tropas napoleônicas estavam invadindo a Espanha e derrubando o rei Fernando VII, com a queda do rei, não havia mais nenhuma intervenção na economia e os americanos puderam comercializar livremente com a Inglaterra.
No século XVIII a sociedade colonial espanhola era formada por castas, eram essas:
Chapetones –Eram os espanhóis que monopolizavam o poder político e comandavam altos cargos administrativos.
Criollos– Eram descendentes de espanhóis que estudaram na Europa e tiveram contato com as ideias iluministas e também eram comerciantes do baixo clero.
Os mestiços – Eram pequenos comerciantes que se dedicavam ao artesanato e serviam aos criollos.
Índios e negros– Constituíam a mão