Payback simples
Payback simples (PBS) é o retorno do investimento em um projeto, ou seja, o tempo de retorno inicial até igualar-se ao valor investido. È uma técnica de analise de investimento simples, sendo que as mais utilizadas são a de período de retorno (payback), Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR).
O PBS deve ser mensurado em tempo, dias, meses ou anos, sendo que quanto menor o tempo de retorno melhor será o investimento. Uma das melhores maneiras de calcular o PBS é construir uma tabela com o valor do investimento inicial incluindo os períodos, o fluxo de caixa de cada um e o valor acumulado destes. O retorno do investimento da-se no momento em que o valor acumulado dos fluxos de caixa alcançam o valor que foi investido inicialmente. Para uma melhor analise do investimento deve-se primeiramente estipular um tempo máximo aceitável de Payback.
Devido a sua grande simplicidade, o PBS pode levar há muitas falhas graves de análise, como por exemplo, não levar em conta o valor do dinheiro no tempo, ou seja, deve-se analisar outros tipos de aplicações financeiras mais rentáveis e com menor tempo de retorno do investimento. Nem sempre consideram o risco de cada projeto,que poderão ser diferenciados desprezando o analise de risco de cada um e também não considera os fluxos de caixa após o período do PBS analisando somente até atingir o tempo de retorno.
A técnica, apesar de ser bastante simples e fácil ela induz a vários erros de análise. Desta forma qualquer analise de investimento não poderá ter por base exclusivamente o método do payback com o rico de provocar sérios prejuízos. Deve ser utilizado como primeira estimativa do investimento e novas analises de adicionais por métodos mais confiáveis utilizando-se para ter maior segurança antes de decidir pelo investimento.
http://www.industriahoje.com.br/como-calcular-o-