Pawn Basico
PAWN
Básico
Iniciando!
O seguinte exemplo é código mais básico que você pode escrever:
#include <a_samp>
main()
{
print("Olá Mundo!"); return 1;
}
Vários aspectos serão abordados por vez, vamos começar pela primeira linha:
Include
#include <a_samp>
Isso basicamente lê o arquivo include da pasta pawno/includes/a_samp.inc incluindo-o para dentro do seu código, então tudo que tem dentro do arquivo, você pode usar. Outros includes que você pode usar são:
#include <core>
#include <float>
#include <string>
#include <file>
#include <time>
#include <datagram>
#include <a_players>
#include <a_vehicles>
#include <a_objects>
#include <a_sampdb>
Isso incluirá todos os outros arquivos da pasta, então por adicionar essa única linha, você tem acesso à todas as funções do SA:MP (Você lerá mais sobre funções depois).
Chamadas
O próximo código mostra os dois lados da chamada de um arquivo. main() é uma função em que você pode escrever o código para ser mostrado em outro lugar. print(string[]) é uma função com o código que será mostrado em outro lugar. Tudo que isso vai fazer é carregar, imprimir uma seqüência de caracteres (ou seja, imprimir “Olá mundo!” (sem as aspas) (uma tradição em todas as linguagens de script)) para o console do servidor. O retorno:
return 1;
Passa o valor (1) de volta ao lugar que chamou principais para dizer o que aconteceu (o valor exato que passou aqui não importa, mas em outros lugares faz toda a diferença). Você tem agora o seu script (muito básico) em primeiro lugar. Se você selecionar> arquivo-novo no
PAWNO ele lhe dará um ponto inicial muito maior que todos os retornos (ver abaixo), incluindo principal (que não é tecnicamente um retorno, mas age como um).
Declarações
As linhas do return e print tem um ';' (ponto e vírgula) no final, isso simplesmente denota o fim de uma declaração(uma declaração é um grupo de uma ou mais funções e operadores que juntos fazem algo, semelhante a uma frase em linguagem comum). Muitas pessoas