Pavimento intertravado de concreto
PAVIMENTO INTERTRAVADO DE CONCRETO
GURDJIEFF MATOS
ABRIL/2008
PAVIMENTO INTERTRAVADO DE CONCRETO
PAVIMENTO DE BLOCOS DE CONCRETO PRÉ-FABRICADOS, ASSENTADOS SOBRE COLCHÃO DE AREIA, TRAVADOS ATRAVÉS DE CONTENÇÃO LATERAL E POR ATRITO ENTRE AS PEÇAS.
OS PAVIMENTOS INTERTRAVADOS SÃO COMPOSTOS POR PEÇAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO, QUE TRABALHAM COMO UM PAVIMENTO E NÃO SIMPLESMENTE COMO UM REVESTIMENTO.
PAVIMENTO INTERTRAVADO DE CONCRETO
INTERTRAVAMENTO É A CARACTERÍSTICA QUE O PAVIMENTO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO TEM DE RESISTIR AOS ESFORÇOS DE DESLOCAMENTOS INDIVIDUAIS DAS PEÇAS, SENDO ESTES VERTICAIS, HORIZONTAIS, DE ROTAÇÃO E GIRAÇÃO EM TORNO DAS PEÇAS VIZINHAS (HALLACK, 1998).
INTERTRAVAMENTO VERTICAL
INTERTRAVAMENTO DE ROTAÇÃO
INTERTRAVAMENTO HORIZONTAL
INTERTRAVAMENTO DE GIRAÇÃO
ESPECIFICAÇÕES
RESISTÊNCIA MECÂNICA (Norma NBR 9781): a) 35 MPa para solicitações de veículos comerciais de linha; b) 50 MPa quando houver tráfego de veículos especiais ou solicitações capazes de produzir acentuados efeitos de abrasão.
ESPESSURA DAS PEÇAS DE CONCRETO: recomendações (pca - 1984) a) 60 mm para tráfego leve; b) 80 mm para tráfego de veículos comerciais e outros veículos pesados; c) 100 mm para situações de tráfego muito pesado.
TIPOS
QUANTO AO ASSENTAMENTO: ESPINHA DE PEIXE; TRAMA; FILEIRA OU “DE CORREDOR”; QUANTO A FORMA DO BLOCO:
APLICAÇÕES
Colégio Anchieta - BA
Pátio de carregamento Ford - BA
APLICAÇÕES
Vias urbanas - RS
Baía de ônibus – Botafogo (RJ)
APLICAÇÕES
Terminal do Porto de Pecem - CE
Aeroporto Internacional - DF
APLICAÇÕES
VANTAGENS
1) CONFORTO TÉRMICO; 2) DURABILIDADE; 3) DRENAGEM; 4) FLEXIBILIDADE PARA REPAROS; 5) MENORES CUSTOS DE MANUTENÇÃO; 6) MAIOR VALOR ESTÉTICO.
PROJETO
1) Contenção lateral; 2) Escolha das peças: formas e cores; 3) Padrão de colocação; 4) Modulação