Pavimentação
ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE PAVIMENTAÇÃO
Maio 2014
Pavimentação
O pavimento de uma estrada ou de um arruamento é constituído por um conjunto de camadas colocadas horizontalmente sobre o terreno, tendo como principal função, proporcionar uma superfície cômoda e segura para a circulação dos veículos, ao longo da sua vida útil, e distribuir as ações induzidas pelo tráfego, por forma a que estas possam ser suportadas pela fundação.
Os pavimentos de estradas podem ser constituídos por diversos materiais, podendo-se agrupar, segundo o seu comportamento estrutural em três categorias:
• Pavimentos flexíveis cujo principal elemento estrutural uma camada de base em material granular ou uma camada de base em misturas betuminosas
• Pavimentos semi-rígidos, cujo principal elemento estrutural é uma camada de base tratada com cimento.
• Pavimentos rígidos, cujo principal elemento estrutural é constituído por uma camada de betão de cimento, que desempenha simultaneamente a função de camada de desgaste.
Base: Camada destinada a resistir e distribuir ao sub-leito, os esforços oriundos do tráfego e sobre a qual se construirá o revestimento.
As bases podem ser agrupadas segundo a seguinte classificação:
1 – Rígidas:
1.1) Base de Concreto de Cimento Executada através da construção de placas de concreto, separadas por juntas transversais e longitudinais. O concreto é lançado e depois vibrado por meio de placas vibratórias e/ou vibradores especiais. Em um pavimento rígido esta camada tem as funções de base e revestimento e será estudada no capítulo sobre pavimentos rígidos.
1.2) Concreto Compactado com Rolo (CCR) Concreto com baixo consumo de cimento, consistência seca e trabalhabilidade que permite o adensamento por rolos compressores. Suas principais vantagens são: – Baixo consumo de cimento
– Pouco material fino
– Transporte por betoneira ou caminhão basculante (produção próxima