Pavimentaçao permeavel
Modalidade de Apresentação: Painel
INTRODUÇÃO
Um dos principais impactos causados pelo desenvolvimento de uma área urbana está ligado ao aumento das superfícies impermeáveis e os problemas referentes ao sistema hidrológico (POLASTRE; SANTOS, 2006). Em áreas urbanas densamente ocupadas, as superfícies destinadas ao sistema viário e às áreas de estacionamento ocupam espaços consideráveis, chegando a 30% da área da bacia de drenagem. A utilização de pavimentos permeáveis contribui para a diminuição do escoamento superficial e para problemas de inundações urbanas (MOTA et. al, 2013).
A utilização de pavimentos permeáveis consiste em aplicar materiais que permitam a infiltração da água no solo, diminuindo o volume de água superficial diminuindo assim incidentes como alagamentos e enchentes. Podem ser utilizados como via para pedestres, estacionamentos e para tráfego de veículos, ou seja todo tipo de pavimento. Estes pavimentos podem reduzir o escoamento superficial em até 100%, dependendo da intensidade da chuva e do material utilizado, retardando a chegada da água ao subleito reduzindo a erosão. A camada de base granular ainda funciona como um filtro para a água da chuva, reduzindo a sua contaminação (MARCHIONI; SILVA, 2011).
Sendo assim, o presente trabalho, tem por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica em livros e artigos sobre os conceitos de pavimentação permeável, seus diversos tipos, assim como suas vantagens e desvantagens sobre os pavimentos convencionais impermeáveis utilizados nos dias de hoje.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Realização de uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de pavimentação permeável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Analisar as vantagens e desvantagens dessa tecnologia;
b) Verificar quais são os modelos existentes de pavimentos permeáveis;
c) Analisar a viabilidade do uso deste tipo de tecnologia.
METODOLOGIA
Para a elaboração deste trabalho