PAV
Pavimento flexível: as caras se distribuem em parcelas proporcionais à rigidez das camadas, todas as camadas sofrem deformações elásticas significativas, as deformações até um limite não levam ao rompimento, qualidade do sub-leito e importante pois é submetido a altas tensões e absorve maiores deflexões. Pavimento Rígido: placa absorve maior parte das tensões, distribuição das cargas faz-se sobre uma área relativamente maior, pouco deformável e mais resistente à tração, qualidade do sub-leito pouco interfere no comportamento estrutural
Quais as vantagens de um pavimento rígido: durabilidade, pequena manutenção, materiais abundantes na natureza e custo inicial competitivo.
Como se dá as distribuições de esforços no pavimento rígido e flexível:
Flexível: pequena área de distribuição de carga, grande pressão na fundação do pavimento;
Rígido: grande área de distribuição de carga, pequena pressão na fundação do pavimento.
Qual a importância de se realizar ensaios nos agregados e ligantes antes de serem utilizados na pavimentação: para manter a boa qualidade dos pavimentos.
Quais os tipos de pavimentos existentes e a diferença entre eles: rígidos, placas de concreto de cimento Portland, e flexíveis, revestido de camada asfáltica e com base de brita e solo. E a quantidade de camadas, nos pavimentos rígidos a base e o revestimento estão em uma mesma camada, e não existe reforço de sub-leito.
Por que na barra de transferência ½ +2cm deve ser pintada e engraxada: para evitar a oxidação e o engraxe permite a rolagem da barra, para que não ocorra quebra.
Quais as funções e os requisitos de um pavimento: estrutura múltiplas camadas construídas sobre terraplanagem e destinadas, técnica e economicamente, a resistir aos esforços oriundos do trafego e a melhorar as condições de rolamento.