Paulo Freite
Paulo Freire nasceu em Pernambuco, Recife no dia 19 de setembro de 1921. Formou-se em Direito, mas logo em seguida abandonou a carreira para dar aulas de Língua Portuguesa. Esteve presente em diversas áreas do saber como a Politica, Filosofia, Pedagogia e Serviço Social.
Freire passou a ser conhecido pela difusão do seu “Método Paulo Freire” que prometia a alfabetização de adultos em 45 Dias. A partir disso um “Plano Nacional de Alfabetização” se espalhou pelo Brasil levando o método de Paulo, o que o consagrou como um dos grandes filósofos da Educação Brasileira.
Paulo levou suas teses e metodologia a vários países por onde passou. Deu aula em universidades respeitadas, como Harvard. Depois regressou ao Brasil e continuou atuando na educação. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire - Acesso em 23 de Novembro de 2013. http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/mentor-educacao-consciencia-423220.shtml - Acesso em 23 de Novembro de 2013.
Teorias:
As principais teorias de Paulo são: A pedagogia do Oprimido e a Pedagogia Libertadora.
- Pedagogia do Oprimido: Propôs um novo modelo de educação, que ao contrário do usual, tem como sua principal característica o Dialogo. No seu livro, Paulo expõe e problematiza a relação entre Oprimido/Opressor onde existe um modelo bancário de Educação usado para a opressão. Assim, propõe um novo modelo baseado no Dialogo, usando-o como instrumento de libertação e transformação da sociedade. Em seu livro, Paulo descreveu conceitos muito relevantes para a mudança da educação, são eles:
O ”Medo da Liberdade”. Paulo Freire descreve esse como sendo um dos principais empecilhos a libertação das massas oprimidas, onde o oprimido acomoda-se na condição de ser menos e conformado