PAULO COUTO
ESTRATÉGIAS DE MÍDIA
CAMPUS DE PALMAS
MEDIÇÃO QUANTITATIVA DE AUDIÊNCIA
PAULO CÉSAR COUTO JUNIOR
PALMAS 2013
Medição quantitativa de audiência
O trabalho de medição de audiências se ocupa em responder à primeira pergunta básica: quantos são os que assistem, leem, ouvem, etc. cada meio e cada suporte? pode-se dizer que quanto maior a audiência, maior o êxito publicitário. A segunda pergunta que se faz à pesquisa de audiências é algo como: qual é seu comportamento diante deles? A medição de audiências é realizada através do registro e atualização periódica de dados.
Os principais indicadores de medida da audiência são, Exposição, Veículo, Audiência, Audiência média, Audiência herdada, Audiência-Alvo, Audiência útil, Audiência duplicada, Audiência bruta, Audiência neta, Alcance (reach), Frequência, Gross rating points, Impressões brutas, COM, Rating, pontos de rating, Share (cota de mercado), CPP (cost per rating point), Total Televisão (TT, households television-HUT, persons using television-PU, persons viewing television-PVT), Difusão (circulation), Restante (overrun), Leitores secundários, Público leitor, Demográficos, Psicográficos, Calibrar, Diário de escuta, Pesquisa coincidental e Mercado dos meios.
Entre os principais indicadores de medida da audiência encontram-se: audiência, GRPs, CPM, Share e CPP.
Medição da audiência na televisão
Nas últimas décadas, devido à interrupção no mercado de produtos como o vídeo, o DVD e o controle remoto, o telespectador tem uma maior autonomia sobre o que vê. Como consequência, o programa não só pode ser visto em outra hora, mas também é possível fazer isso de uma forma diferente, já que se pode adiantar em fast forward os blocos de anúncios ou partes do programa que não sejam de interesse. Quem tem se dedicado ao estudo teórico do comportamento das audiências de televisão recorre, de forma reiterada, à ideia dos padrões ou hábitos de