Paulo Coelho
Conta a história de Santiago, um rapaz que vivia a pastorear suas ovelhas pelos pastos de Andaluzia. Decidiu seguir essa profissão porque adorava viajar.
Santiago começa a ter um sonho que se repete, e a partir daí sua vida tem uma reviravolta. Para muitos, a decisão que tomou pareceria loucura, mas acaba por encontrar um rei sábio que lhe falou sobre a Lenda Pessoal que a pessoa tem, que é o desejo mais profundo que cada um tem, embora poucos batalhem para realizá-lo. Após esse encontro, Santiago vende suas ovelhas e sai em busca de sua Lenda Pessoal.
A partir daí, muitas surpresas boas, e ruins, acontecem durante a sua viagem. As dificuldades são grandes e ele fraquejou muitas vezes, mas em seu caminho as pessoas certas estão presentes para lembrar-lhe de seu sonho, e de tudo aquilo que ele já sabia, mas deveria recordar-se para cumprir sua Lenda Pessoal.
É um livro que fala muito de correr atrás de seus sonhos e de ouvir o próprio coração.
Uma coisa que me chamou a atenção é que conhecemos apenas o nome do protagonista e do rei que mudou sua vida, e o nome do protagonista é mencionado apenas duas vezes durante todo o decorrer do livro. Os outros personagens conhecemos apenas por uma característica, que acaba por tornar-se seu nome: o Inglês, o Cameleiro...