Paul Vidal de La Blache: Breve biografia
Breve biografia
Considerado como o pai da Geografia Francesa Moderna, Paul Vidal de La Blache foi um geógrafo francês nascido em 1845 em Pézenas, Hérault. Estudou História e Geografia na École Normale Supérieure, em Paris, recebendo a certificação de formação nos dois campos em 1966. Estudou arqueologia grega durante 3 anos na Ecole Francaise d’Athens. Retornou à França em 1870 e assumiu vários cargos de ensino no Lycee d'Angers e a Ecole Preparatoire de l'Enseignment Superieur des Lettres et des Sciences.
Defendeu seu Doutorado na Universidade de Sorbonne em 1872 com sua dissertação em história antiga, posteriormente publicada como 'Hérode Atticus: Étude critique sur sa vie' (Herodes Ático: Estudo crítico de sua vida). Começou a lecionar na Universidade de Nancy e três anos mais tarde recebeu o título oficial de professor na instituição. Em 1877 retornou a École Normale Supérieure, onde ensinou durante 21 anos. Em 1898, retornou a Sorbonne e lá permaneceu até sua aposentadoria em 1909, aos 64 anos.
La Blache faleceu em abril de 1915 em Tamaris-sur-Mer, Provence-Alpes-Côte d'Azur, região localizada ao sul da França.
SURGIMENTO DA GEOGRAFIA FRANCESA
O pensamento geográfico no século XIX foi marcado por embates e conflitos políticos, tendo como um dos mais representativos a discussão entre a geografia alemã de Friedrich Ratzel e a geografia francesa de Paul Vidal de La Blache. Muitos teóricos colocaram as duas concepções em lados opostos, contrapondo o Determinismo estrito de Ratzel do Possibilismo proposto de La Blache.
A disputa entre as potências imperialistas utilizou-se de um discurso geográfico estratégico que legitimasse o processo expansionista de cada país. No período de sistematização da Geografia, os estados europeus fizeram uma construção ideológica para afirmarem sua superioridade e criaram uma imagem negativa do mundo tropical, designando características às suas populações como pobres e degenerados, vivendo