Paul Rand
Biografia
Paul Rand, mais conhecido pelos seus projectos de logótipos de empresas, nasceu a 15 de Agosto de 1914. Foi um designer gráfico americano conhecido, educado no Pratt Institute (1929-1932), Parsons School of Design (1932-1933) e na Art Students League (1933-1934).
De 1956 a 1969, ensinou desenho na Universidade de Yale em New Haven, Connecticut, sendo um dos criadores do estilo suíço de design gráfico. Rand foi introduzido no New York Art Directors Club Hall of Fame e em 1972 projectou muitos cartazes e identidades corporativas, incluindo os logótipos de IBM, UPS e ABC.
Rand desde muito novo, pintava sinais de mercearia do seu pai, bem como eventos da escola no PS 109. O pai deste não acreditava que a arte poderia fornecer ao seu filho um meio de vida suficiente, e por isso, ele põe Paul a frequentar High School of Harren, em Manhattan, tendo aulas à noite no Pratt Institute, embora “nenhuma dessas escolas tenha oferecido a Rand muito estímulo.” Apesar de estudar em Pratt, Parsons School of Design e Art Students League, outras instituições de Nova iorque, Rand foi autodidata como designer, aprendendo sobre as obras de Cassandre e Moholy-Nagy de revistas europeias tais como Gebrauchsgraphik.
A sua carreira começou com atribuições humildes, com uma posição a tempo parcial de criação de imagens para um sindicato que forneceu gráficos para vários jornais e revistas. Entre estas atribuições de classe e a sua obra, Rand foi capaz de acumular um portfólio bastante abrangente, em grande parte influenciado pelo estilo de publicidade alemã Sachplakat (cartaz ornamental), bem como as obras de Gustav Jensen. Foi nessa época que ele decidiu camuflar a identidade judaica, encurtando o seu nome próprio de Peretz Rosenbaum para Paul Rand, sobrenome de um tio. Morris Wyszogrod, um amigo e associado de Rand, observou que ele decobriu que “Paul Rand”, quatro letras aqui, quatro letras lá, iria criar um bom símbolo. Rand movia-se rapidamente para a frente da