Paul Delvaux
O pintor Belga Paul Delvaux nasceu no dia vinte e três do mês de setembro do ano de 1897 em Antheit – província belga de Liège e faleceu no dia vinte do mês de julho do ano de 1994. Ficou famoso por fazer pinturas de nus femininos e era associado ao surrealismo.
Seus primeiros desenhos relatavam cenas mitológicas e estudou latim e grego, fez aulas de música e era facinado pelas poesias de Homero. Estudou na Académie Royale des Beaux-Arts em Bruxelas onde fazia arquitetura, pois seus pais não aprovavam seu amor pela pintura. Mesmo contra a vontade de seus pais fez aulas de pintura com Montald e com Delville Jean, foi incentivado por Alfred Bastien e Frans Courtens que eram grandes pintores e tudo isso lhe deu forças para continuar. Sua primeira exposição individual foi feita no ano de 1925 e no ano de 1930 passou a pintar o nu feminino.
Conheça A Aurora, de Paul Delvaux
18/09/2012
Projeto Um Pouco de Arte para sua Vida homenageia obra do pintor belga Paul Delvaux. O artista nunca se filiou oficialmente ao movimento surrealista, mas sempre esteve em contato com grandes nomes do movimento
________________________________________
A obra apresenta, sob um céu ao amanhecer, quatro mulheres nuas. Do umbigo para baixo os corpos se transformam em troncos de árvore A Aurora, do pintor belga surrealista Paul Delvaux, é a obra homenageada hoje pelo projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. A obra é o primeiro exemplo de um tema peculiar desenvolvido pelo artista: grupos de nus femininos eróticos, mas introspectivos, em paisagens misteriosas.
As figuras apresentdas na pintura são quase uma caricatura da beleza clássica, com olhos grandes e exagerados, bocas pequenas e corpos voluptuosos. Nessa obra um homem vestido de preto caminha entre os arcos, tão anônimo e pequeno que pode passar depercebido a um observador menos atento. As paredes que cercam as quatro figuras da obra concentram o olhar do espectador na cena no centro do quadro,