Paul Boggossian
556 palavras
3 páginas
Trabalho de FilosofiaPaul Boghossian
Alunas: Aline Oliveira, Isabelle Santana, Mariana Sousa, Vanessa Barbosa
Professor: Samuel de Jesus Duarte turma: TCI3PA (3º ano C)
PAUL BOGHOSSIAN
Paul é um filósofo estadunidense, professor de filosofia na Universidade de Nova Iorque. Seus interesses de pesquisa incluem epistemologia, filosofia da mente e filosofia da linguagem.
Boghossian graduou-se em física na Universidade Trent em 1978, e doutorou-se na Universidade de Princeton em 1987. Ele já lecionou na Universidade do Michigan em Ann Arbor, e foi professor visitante na Universidade de Princeton. Ele já recebeu bolsas de pesquisa do National Endowment for the Humanities, do Magdalen College, da Universidade de Londres, e da Universidade Nacional Australiana. Ele é bolsista do New York Institute for the Humanities. Ele faz parte do conselho editorial dos jornais Philosophical Studies e Philosophers' Imprint. Nos círculos pós-modernos, Boghossian é conhecido pela sua posição pró-Sokal no caso Sokal.
Conceitos Básicos: Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais;
Já o Relativismo é a doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma ideia absoluta, categórica. O Relativismo é um termo filosófico que se baseia na relatividade do conhecimento e repudia qualquer verdade ou valor absoluto. Todo ponto de vista é válido.
Paul Boghossian considera que existem três teses básicas no construtivismo social sobre o que é construído socialmente.
Uma delas é a da construção social da justificação, que defende que fatos da forma “informação x justifica crença y” não são independentes de nós e de nosso contexto social, antes, tais fatos