patrominio
O patrimônio liquido representa os valores que os sócios têm na empresa em um determinado momento. No Balanço Patrimonial, a diferença entre os valor dos ativos e passivos representa o patrimônio liquido, que é o valor contábil devido pela pessoa jurídica aos sócios, baseado no principio da entidade.
CAPITAL SOCIAL
Representa o investimento efetuado na sociedade pelos seus proprietários e acionistas, que adquiriram os títulos denominados de ações. O valor do capital social é imutável e só sofrerá alterações quando houver a aprovação de aumentos ou diminuições do mesmo. A integralização do capital poderá ser feita por meio de moeda corrente ou bens e direitos. Quando a integralização do capital social é feita em moeda corrente, debita-se uma conta especifica do ativo circulante e credita-se a conta “Capital Social”. No caso de integralização de capital mediante conferência de bens, debita-se uma conta especifica do ativo imobilizando e credita-se a conta “ Capital social”.
RESERVAS DE CAPITAL
Constituem-se de saldos em dinheiro que não podem ser distribuídos aos investidores na forma de lucro ou dividendos, devendo ser incorporados ao Capital Social ou compensados com lucros acumulados, quando não houver mais saldo de Reserva de Lucros disponível para esse fim. Não representam receitas ou ganhos e não transitam pelo Resultado como Receitas.
AJUSTES DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL
São constituídos pelas contrapartidas de aumentos e diminuições de valores atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em função de usa mensuração ao valor justo, computadas no patrimônio liquido para atender ao regime de competência.
RESERVAS DE LUCROS
São contas de reservas constituídas pela apropriação de lucros da companhia. Representam lucros reservados e constituem garantia e segurança adicional para a saúde