Patrimônios ambientais
1.Paisagens e domínios naturais
A diversidade climática da Terra se traduz em uma ampla gama de paisagens vegetais. Essas paisagens sinalizam a abrangência dos domínios naturais, que são produto de condições climáticas razoavelmente homogêneas e apresentam aspecto geral contínuo.
Os domínios naturais das terras emersas refletem, com grande clareza, as condições climáticas. Assim, climas semelhantes estão associados, quase sempre, a domínios naturais semelhantes. Mas, a semelhança estrutural entre domínios geograficamente separados não significa que eles apresentam as mesmas espécies vegetais e animais.
Os domínios da floreta boreal de coníferas (taiga) e do campo ártico (tundra). A taiga recobre terras úmidas e subúmidas, enquanto a tundra aparece em terras subúmidas, semiáridas e secas.
2.Domínios tropicais e mudanças ambientais
A zona intertropical caracteriza-se por elevadas temperaturas e pequena amplitude térmica anual. Nas baixas latitudes, na diversidade de domínios e paisagens naturais reflete, principalmente, a distribuição desigual das chuvas e da umidade do ar.
As florestas tropicais pluviais ocorrem nas áreas de baixa latitude, em domínios quentes e úmidos. A floresta pluvial, latifoliada (com espécies de folhas largas e planas) e perene (permanece verde o ano inteiro), e bastante estratificada. Um estrato de árvores muito altas com cerca de 25 metros de altura destaca-se no panorama geral.
Os domínios de floresta tropical fluvial com arbustos e vegetação rasteira é denso nos lugares onde o estrato principal e mais aberto e a maior insolação. Plantas trepadeiras, como cipós e epífitas, cobrem as árvores, adensando a formação vegetal. Esse domínio abriga, originalmente, grande áreas contínuas na América do Sul, na África e na Ásia. A floresta amazônica é a sua maior massa contínua.
As florestas tropicais e subtropicais decíduas ocorrem nas faixas dos trópicos, em áreas de climas quentes e