Patrimônio Líquido
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
2013 FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Trabalho solicitado pela disciplina de Contabilidade Intermediária I.
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos o assunto PATRIMÔNIO LÍQUIDO, apresentaremos a conceituação na visão de diversos autores, como está dividida e os elementos que compõem cada divisão, veremos as situações patrimoniais, também, tentaremos levantar pontos que suscitam grandes debates no ambiente contábil e que envolvam os elementos do referido assunto. Para melhor exemplificar, utilizaremos de ilustrações, tabelas e outros meios que facilitem o melhor entendimento.
A importância desse trabalho é a de estimular a pesquisa acadêmica na busca de conhecimentos concretos sobre o tema definido, analisando-o sob a ótica dos Princípios e Normas Contábeis (CFC e CPC).
CONCEITO
Sabemos que o objeto da contabilidade é o patrimônio e seu objetivo é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando o fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas (RIBEIRO, 2010).
A mais antiga abordagem do patrimônio líquido é, sem dúvida, a da teoria do proprietário, que foi a maneira imaginada para revestir as partidas dobradas de sua lógica formal. Nela: ATIVO – PASSIVO = PROPRIETÁRIO. (IUDICÍBUS, 2010, p. 168)
De acordo com a teoria da entidade, a organização tem personalidade própria, tem uma vida distinta das atividades e dos interesses pessoais dos proprietários de parcelas de seu capital. Essa teoria é baseada na equação: ATIVO = OBRIGAÇÕES + PATRIMÔNIO LÍQUIDO. (IUDICÍBUS, 2010, p. 168)
Figura 1 – Demonstração do Patrimônio.
FFonte: José Carlos Marion. Contabilidade Empresarial. 2005, p.49
A ilustração anterior é o que chamamos de Balanço Patrimonial, podemos