Patrimônio Histórico
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
MUSEU DE BIOLOGIA PROFESSOR MELLO LEITÃO
ELIEL SCHULTZ
UBERABA
JUNHO/2013
ELIEL SCHULTZ
MUSEU DE BIOLOGIA PROFESSOR MELLO LEITÃO
UBERABA
JUNHO/2013
SUMÁRIO
1. História do museu
2. Espaços do museu
3. Atividades do museu
4. Importância do museu para a preservação da memória histórica
5. Conclusão
6. Biografia
História do Museu.
O Museu de Biologia Professor Mello leitão, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura, foi fundado em 26 de junho de 1949, pelo naturalista capixaba Augusto Ruschi. Ruschi homenageou seu grande amigo, professor Cândido Firmino de Melo Leitão, dando seu nome ao museu, pois foi ele que iniciou os contatos de Ruschi com o Museu Nacional. O Museu tem como principais objetivos colecionar espécies de plantas e animais, com fins científicos, desenvolver a pesquisa biológica, em especial da flora e da fauna da mata atlântica, promover ações educativas e de difusão científica e contribuir para a preservação da memória de Augusto Ruschi.
O Parque do Museu, localizado na cidade de Santa Teresa ES, tem 77 000 m2, a maior parte arborizada com plantas nativas. Muitas espécies foram plantadas com o objetivo de atrair aves. Em meio a área verde, encontram se vários viveiros e edificações que dão apoio às atividades administrativas, de pesquisa e de visitação do museu. A casa da atual administração, datada de 1875, é uma das primeiras de Santa Teresa, tendo sido a residência de Augusto Ruschi durante 49 anos.
ESPAÇOS DO MUSEU.
O Jardim Rupestre é um espaço em que se procura reproduzir ambientes pedregosos. É constituído de espécies plantas nativo no Espírito Santo, que são adaptadas para a sobrevivência em ambientes rochosos e ensolarados, sujeitos a variações de umidade e temperatura. Algumas delas possuem flores que