Património Genético
Transmissão de caracteres hereditários
Cromatina- A estrutura que contém as informações genéticas.
Cromossoma- Forma-se quando a cromatina se condensa, quando a célula se prepara para a divisão celular. Estes são formados por histonas (proteínas) e por DNA.
Cariótipo- Conjunto de todos os cromossomas de uma célula. O cariótipo humano é constituído por 23 pares de cromossomas.
DNA- É uma molécula com estrutura em dupla hélice, constituída por nucleótidos. Este encontra-se no núcleo.
Gene- É uma dada porção de DNA codificante de uma proteína ou RNA.
Genoma- Totalidade do material genético de um individuo.
Fenótipo- são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população como, por exemplo: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento.
Como se assegura a distribuição da informação genética por todas as células do individuo? Todas as células de um individuo resultam de mitoses sucessivas do zigoto. Neste processo, as células asseguram a produção de cópias de DNA e a sua respectiva distribuição pelas células originadas. A informação reunida no DNA de cada individuo é reunida durante a fecundação, por junção das células sexuais femininas e masculinas. Os gâmetas são formados quando as células iniciais, dão origem a células-filhas com metade da informação genética (os gâmetas), através da meiose. Fenómenos como o crossing-over, o encontro aleatório dos gâmetas aquando da fecundação, tornam a probabilidade de se formar indivíduos geneticamente iguais, quase nula. Mitose- As células originam cópias iguais de si próprias, por isso, este processo está na base da reprodução assexuada e do crescimento. Meiose- Origina células com metade do número de cromossomas. Por isso, a meiose ocorre apenas na reprodução sexuada. É devido a meiose que ocorre nas células sexuais, que podemos assegurar que o número de cromossomas de uma espécie se mantenha constante.
Como