patrimonios
O palacete Bolonha sempre teve um grande valor arquitetônico desde sua construção no período da borracha, até nos dias atuais em que, as pessoas tem um considerável valor afetivo pelo que a construção representa para a historia do local, que foi também sede da prefeitura municipal de Belém.
Dado as circunstancias, do longo período e as variações naturais que ocorrem ao longo do tempo, viu-se a necessidade urgente do tombamento do local, pois, alguns componentes importantes estavam se degradando. Após o tombamento em 1982, o Palacete juntamente com as suas construções vizinhas estavam no registro do livro de tombos do IPHAM como construção de importância histórica.
A construção não teve grandes perdas em seus componentes, de forma que ficasse descaracterizada a obra. Apenas alguns detalhes internos artísticos foram perdidos. Portanto, seu exterior mantém suas características originais.
Entorno
A área de entorno, que é a extensão da edificação deveria também ser preservada e funciona como complemento da edificação. Portanto a área do entorno da edificação não teve um tratamento tão importante como se vê nas outras áreas históricas de Belem e outras cidades do Brasil. No local não se observa em grandes distancias uma boa visibilidade da perspectiva do complexo monumental.
Ao redor da edificação e não muito distante, se observa construções que em geral, são muito constrastantes e com muitos pavimentos onde, não possuem harmonia no que diz respeito as linhas, larguras, aspectos estilísticos que se aproximem com o do imóvel tombado. Esses detalhes acabam tirando a o valor do imóvel em relação ao entorno onde ao certo seria o patrimônio exercer uma importancia maior sobre os imóveis do entorno, em que esses atenderiam as exigencias de conservação