Patrimonio historico cultural do Rio grande do Sul
A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região de fauna e flora características formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do Uruguai. Nessa região que nasceu o gaúcho, figura histórica, dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas de fronteiras entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI.
Porto Alegre tem uma vida cultural diversificada, com intensa atividade nas mais diversas expressões artísticas, esportes e ciências, além de possuir ricas tradições folclóricas e um significativo patrimônio histórico em edificações centenárias, e numerosos museus. As diversas casas noturnas atendem a variado público, dos mais conservadores aos mais vanguardistas e irreverentes, possuindo uma grande quantidade de bares, pubs, cafés, casas de espetáculo e danceterias.
O conjunto de ilhas fluviais, parques e de áreas de preservação natural, somado à área rural e ao elevado índice de arborização das vias públicas, fazem de Porto Alegre uma cidade verde. O clima é classificado como subtropical úmido, tendo como característica marcante a grande variabilidade.
Do Aeroporto Internacional Salgado Filho, um dos maiores do país, são apenas 15 minutos até o centro da cidade. O transporte público urbano, servido por ônibus, táxis e lotações oferece ampla mobilidade, e o metrô de superfície liga rapidamente a Capital às cidades metropolitanas.
Monumentos selecionados
Igreja de Nossa Senhora das Dores (foto abaixo)
Construção em estilo eclético, iniciada em