Patrimonio cultural imaterial
2012
SUMÁRIO Introdução
1. Etimologia
2. História
1. Centro Histórico de Olinda
3. Demografia
4. Economia
5. Patrimônio
6. Atrações
1. Urbanismo e Arquitetura
7. Principais monumentos
1. Sé de Olinda
• Histórico
• Características
2. Igreja e Mosteiro de São Bento
• Origem
• O Mosteiro
• A igreja
7.3 Convento de São Francisco (Olinda)
8. Curiosidades
9. Bibliografia
Centro Histórico de Olinda
Pernambuco - Brasil
“Olinda não é uma cidade – é um jardim recheado de obras primas.”
Michel Parent – Consultor da UNESCO
[pic]
Vista do alto da Sé de Olinda com Recife ao fundo.
[pic]
Olinda é um município brasileiro do estado de Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, com 375 559 habitantes, sendo uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi à segunda cidade brasileira a ser declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982.
Etimologia
Um mito popular diz que o nome Olinda teria a sua origem numa suposta exclamação do fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco – "Oh, linda situação para se construir uma vila!".
[pic]
História
Localizada no estado de Pernambuco, é uma das mais antigas cidades brasileiras, tendo sido fundada (ainda como um povoado) em 1535 por Duarte Coelho. O donatário fez tudo pelo desenvolvimento da terra. Fundou o primeiro engenho de açúcar, desenvolveu a agricultura, estabeleceu um livro de Tombo e em 1537 foi elevada a vila no dia 12 de março. Duarte Coelho ordenou a construção de um edifício destinado ao funcionamento da Câmara do Senado de Olinda, prédio este doado, em 1676, ao primeiro bispo de Olinda, Dom Estevam Brioso de Oliveira, que o converteu em um palácio episcopal, tudo que ainda hoje conserva. Olinda era sede da capitania de Pernambuco, mas foi incendiada pelos