patrimonialismo
E o termo utilizado para se mencionar as apropriações privadas de recursos públicos seja pelos políticos ou privados. Estes fatos decorrentes de nossa História como na nossa colonização, não condizem com a melhor organização social em que o Estado não deve interferir no mercando mas se restringir apenas na representatividade da sociedade civil. O patimonialismo é resultado de interesses de grupos sociais interligando interesses político Econômicos, isso resulta na ma distribuição de riquezas haja vista centralização do poder.De acordo com Max weber os poderosos deixaram de usar a tradição e passaram a se utilizar uma falça democracia amparada legalmente.
O Estado racionalizador:
O Brasil obteve de 1930 a1980 um grande crescimento econômico,crescimento que fora resultado de medidas estatais como a organização social econômica e jurídica ,possibilitando a abertura do comercio internacional para o Brasil e desenvolvendo as empresas publicas. A atual fragilidade da autonomia nacional é resultado de um processo de colonização que visava a exploração da colônia "o Brasil" de acordo com os enterres dos portugueses,embora o Estado racionalizador tenha visado o crescimento econômico,e desconsiderando as desigualdades sociais devido a interesses patrimonialista obtivemos um bom desenvolvimento industrial e de relacionamentos internacionais. Apesar de algumas "preçoes" a questão social fora deixada de lado.
Capitalismo;
O autor ressalta que nem o ptrimonialismo, o nível de desigualdade social, e ate o Estado racionalizador podem ser deduzidos do caráter capitalista que influenciou todas estas instituições. O crescimento progressivo da divida externa evidenciou uma perda da autonomia do Brasil que passou a cumprir determinações internacionais como ainda uma diminuição de gastos que atingiram em cheio os investimentos sociais. O capitalismo trousse com sigo a obsessão para a obtenção de lucros cada vês maiores, e com isso a desvalorização do ser humano e a