Patr Stica Patr Stica Entende
Patrística divide-se geralmente em três períodos:
* até o ano 200 dedicou-se à defesa do Cristianismo contra seus adversários (padres apologistas, como São Justino Mártir, etc.).
* até o ano 450 é o período em que surgem os primeiros grandes sistemas de filosofia cristã (Santo Agostinho, Clemente Alexandrino, etc.).
* até o século VIII reelaboram-se as doutrinas já formuladas e de cunho original (Boécio, etc.).
Justino, Clemente e Orígenes ocupam um lugar especial na história do cristianismo e também da filosofia, pois são os primeiros a tentar uma síntese histórica de pensamento grego e fé cristã.
Justino foi um dos mais decisivos apologistas do cristianismo, tendo escrito apologias a Marco Aurélio, o filósofo estóico e imperador.
Uma obra importante onde Justino nos dá uma idéia de sua compreensão da filosofia e do cristianismo se encontra no "Diálogo com Trifão".
Trifão era o nome de um sábio judeu, que questionou a busca filosófica de Justino.
Naquele tempo, entendia-se que o essencial da filosofia era a ética - a lógica e a física era para ajudar o homem a pensar e a se situar no universo, mas o mais importante era a ética.
E a ética era entendida como a ciência da felicidade. O homem filosofa para ser feliz.
Mas, a felicidade suprema, como tinha ensinado Aristóteles, estaria na "theoria", isto é, na contemplação, no conhecimento da verdade por causa da própria verdade.
Assim, a filosofia era a busca da verdade e da sabedoria que daria ao homem a condição de ser feliz.
Justino tinha feito um itinerário por várias correntes filosóficas de seu tempo, mas em nenhuma ele tinha