Patologias sanguíneas
O sangue é um tecido fundamental à manutenção de todos os demais tecidos e órgãos do organismo humano. O equilíbrio entre o ritmo de produção e de destruição das células do sangue, assim como a manutenção da composição do plasma, são vitais aos processos de oxigenação e nutrição dos tecidos e aos processos de defesa do organismo. Algumas doenças afetam a produção ou a função dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Outras resultam em modificações do plasma sanguíneo.
PRINCIPAIS SINTOMAS DAS DONÇAS DO SANGUE: Cor anómala; palidez, rubor pronunciado ou íctero, maior viscosidade do sangue, fadiga; hemorragias excessivas, hematomas, pequenas manchas vermelhas na pele, articulações inchadas e doridas, falta de fôlego, predisposição para as infecções.
ANEMIA: As anemias são doenças caracterizadas pela baixa concentração de hemoglobina no sangue. Podem ser causadas por hemorragias intensas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina. Este último exemplo é a causa mais frequente de anemia, principalmente na infância, ocasionada pela insufi- ciência de ferro na alimentação, uma vez que o ferro é um componente importante na formação da hemoglobina. Se houver anemia, podemos concluir que haverá menos oxigênio transportado para as células e tecidos. Menos oxigênio disponível para as células significa menos energia sendo produzida em cada célula. As consequências para o indivíduo são fraqueza, cansaço, atraso do crescimento, dificuldades na defesa e na recuperação de doenças. Se o problema for a falta de ferro no corpo, o tratamento é a administração de sulfato ferroso, mas lembre-se: uma dieta adequada é importante para prevenir o aparecimento da anemia.
ANEMIA FALCIFORME: Doenças hereditárias que afetam a molécula de hemoglobina também podem causar anemia, como por exemplo, a anemia falciforme. A anemia falciforme foi