Patologias pulmonares
O que é:
É o acúmulo anormal de líquidos extravascular no parênquima pulmonar.
Fisiopatologia:
O movimento de líquido do sangue ao interstício e alvéolos excede o seu retorno e drenagem pelos linfáticos; A membrana alvéolo-capilar separa o espaço alveolar do interstício e é pouco permeável a passagem de líquidos; É desencadeado peço aumento da pressão hidrostática dos capilares pulmonares; Incapacidade de hematosar todo o volume de sangue venoso que perfunde os pulmões.
Causas:
ICC, IAM, pneumonias, deficiência linfática, trauma grave, broncoaspiração, administração exagerada de líquidos.
Manifestações clínicas:
Dispneia intensa, cianose, agitação, sudorese, confusão mental, depressão respiratória, apnéia, parada cardíaca, tosse, sibilos, batimentos nas asas do nariz, expectoração sanguinolenta e espumosa, HAS, dor precordial e estertores (sons ao respirar).
Diagnóstico:
Clínico, oximetria de pulso, raio x, gasometria arterial, ECG, ecocardiograma.
Tratamento:
Clínico e medicamentoso (posição de Fowler, monitorização, oxigenoterapia, VNI sob pressão, diuréticos – Furosemida. Morfina, nitroglicerina, nitroprussiato de sódio).
Cuidados de enfermagem (11):
Imediatos:
o Manter posição de fowler; o Instalar O²; o Instalar acesso venoso; o Realizar BH;
Demais cuidados: o Monitorizar o paciente, principalmente oximetria de pulso; o Providenciar material para intubação endotraqueal; o Manter carro de PCR próxima ao leito; o Aspirar secreções, se necessário; o Administrar medicações prescritas; o Oferecer apoio psicológico; o Reduzir o estresse e ansiedade.
Anotações: Hipoxemia ‡ hipóxia. Hipoxemia = diminuição de O². Hipóxia = Aumento de CO². Ph = sangue ácido identificado no sangue arterial.
Existem dois tipos de edema agudo: Cardiogênico – por cardiopatias; Não-cardiogênicos – Por outros motivos como a embolia, traumas, broncoaspiração (quando passa pela traqueia algo líquido ou