Patologias nervosas compressivas
Síndrome do túnel cubital
Definição
A síndrome do túnel cubital é o resultado da compressão do nervo ulnar, um dos principais nervos da mão, quando ele passa pela parte interna do cotovelo. Esta compressão pode ocasionar dor na mão e no cotovelo, diminuição de força na mão, adormecimento ou sensação de formigamento nos dedos anular e mínimo.
Fisiopatologia
O nervo cubital é muito vulnerável a lesões por trauma direto, pressão ou traumatismo crônico repetitivo, já que está localizado superficialmente e fixado pelo arco aponeurótico.
Causas de Origem Não-ocupacional
a) Traumatismo direto externo, alongamento traumático do nervo cubital
b) Patologias secundárias que aumentam o volume do nervo e podem levar à compressão.
c) Patologias que reduzem o espaço necessário do nervo dentro do canal (processos inflamatórios, artrite reumatóide, sequela de fratura
Trabalhos que exijam posturas viciosas, tais como antebraço realizando atividades repetitivas de pronação, supinação, flexão e extensão. Outras situações que podem causar esta síndrome ocorrem quando o cotovelo se mantém em flexão completa sobre uma superfície dura, levando o nervo a distender-se e comprimir-se no canal cubital. Esta situação é muito comum em indivíduos que trabalham com cotovelos flectidos sobre superfície dura.
Quadro Clínico
Os principais sintomas são dor e parestesia( diminuição da sensibilidade) quando o cotovelo é mantido em flexão ou em pronação.
A parestesia intensifica-se à noite na área do cubital, levando o indivíduo a acordar pelos sintomas, que são o formigamento nos dedos anular e mínimo. Posteriormente, pode ocorrer diminuição de força de preensão e dificuldade de realizar movimentos finos de precisão.
O paciente pode sentir além da dor, formigamento, dormência, choque, peso e fadiga precoce, Métodos diagnósticos
A história e o exame físico em geral estabelecem o diagnóstico. Muitas vezes o teste da flexão