Patologias na repavimentção de obras de infra-estrutura
683 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA- UNIUBEMARIA EDUARDA BORGES SOARES DE AZEVEDO
PATOLOGIA NA REPAVIMENTAÇÃO DE TRECHOS PÓS OBRAS DE DRENAGEM URBANA
UBERABA
2011
MARIA EDUARDA BORGES SOARES DE AZEVEDO
PATOLOGIA NA REPAVIMENTAÇÃO DE TRECHOS PÓS OBRAS DE DRENAGEM URBANA
Trabalho apresentado como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Sistema de Tratamento de Água do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba.
Orientador: Prof. Deusmaque
UBERABA
2011
1 INTRODUÇÃO
A busca pela excelência em qualidade associada à redução de custos e otimização dos benefícios é objetivo primordial de toda gestão de setores, seja indústria, serviços ou comércio. A pavimentação urbana está inserida nesse contexto. Por ser tradicionalmente gerida pela administração pública, seus gestores têm uma responsabilidade inestimável devido ao valor financeiro dos pavimentos e sua importância para a sociedade (DANIELESKI, 2004).
Já as obras de saneamento, por não serem visíveis aos olhos da população, muitas vezes são colocadas em segundo plano. Entretanto, em certo ponto tais obras tornam-se indispensáveis para o crescimento e progresso das cidades e, por isso, na grande maioria das vezes são implementadas após a execução da pavimentação, o que aumenta os custos e pode comprometer a função estrutural e funcional dos pavimentos (AZAMBUJA, 2009).
Em inúmeras cidades do Brasil, inclusive Uberaba-MG, alvo do estudo, a maioria dos problemas nos pavimentos estão diretamente ligados à má qualidade de execução de serviços de infra-estrutura urbana, como as obras de saneamento, que geram sensação de desconforto ao usuário (STUCHI, 2005).
As cidades são compostas por varias redes subterrâneas, como distribuição de água, coleta de esgoto, drenagem de água pluvial, etc, e para qualquer obra de implantação, ampliação ou manutenção é necessária a intervenção nos pavimentos (AZAMBUJA, 2009).
O mecanismo de degradação dominante nas vias urbanas é o afundamento plástico que