Patologia
Outubro de 2012
Farmácia – patologia.
DISTURBIOS CIRCULATÓRIOS
01 A aterosclerose (placas de gordura nas paredes arteriais, levando a perda da elasticidade dos vasos) é, atualmente, uma preocupação da Pediatria, dados os hábitos alimentares e sedentarismo das crianças. Uma das consequências desse quadro é a hipertensão arterial. Assinale o mecanismo de ocorrência desta hipertensão:
A redução dos proteínas plasmáticas
B falha da drenagem linfática
C falha da drenagem venosa
D inflamação local na artéria ( correta )
E aumento da pressão hidrostática
02. Quando fazemos exercícios físicos ou nos envergonhamos, podemos ficar ruborizados (vermelhos), sinal ainda mais visível em pessoas de pele mais clara. Isso se deve à um aporte maior de sangue arterial ao tecido, tendo a drenagem venosa normal. Trata-se de:
A congestão passiva
B hiperemia ativa (correta )
C infarto vermelho
D choque
E edema
03. Um idoso sofreu um tombo e fraturou a “cabeça” do fêmur. Pela idade, há muita gordura na medula óssea nessas pessoas, que pode desprender-se e inserir-se na corrente sangüínea (formando um êmbolo). Uma vez circulante, essa massa de gordura pode chegar a estreitamentos vasculares (em especial nos pulmões), causando interrupção da circulação. Esse fenômeno é chamado de:
A trombose
B choque
C hemorragia
D embolia (correta )
E hiperemia
04. Um paciente sofreu uma obstrução em uma artéria encefálica, promovendo a necrose isquêmica de uma área do encéfalo. Apesar de alguns danos, o paciente sobreviveu. Qual o nome dado a esse evento?
A hipertensão
B edema (correta )
C infarto
D congestão
E hiperemia ativa
05. A desnutrição grave afeta uma parcela imensa da população. É comum observarmos imagens de crianças subnutridas com abdômen inchado, apesar de não serem portadoras de nenhuma parasitose que provoque este sinal.
Qual a causa deste inchaço?
A aumento da pressão hidrostática
B redução de proteínas plasmáticas (correta )
C