Patologia
UNIVERSIDADE
DO
GRANDE ABC
Santo André – 2012
- Construa um esquema caracterizando os componentes da hemácia. Caracterize morfologicamente as anemias classificando – as em regenerativa ou arregenerativa.
Hemácias são unidades morfológicas da série vermelha do sangue, também designadas por eritrócitosou glóbulos vermelhos, que estão presentes no sangue em número de cerca de 4,5 a 6,5 x 106/mm³, em condições normais. São constituídas basicamente por globulina e hemoglobina (composta de 4 moléculas protéicas de estrutura terciária e 4 grupamentos heme que contém o ferro. Os eritrócitos vivem por aproximadamente 120 dias. O citoplasma destas células é rico em hemoglobina, que é responsável pela cor vermelha do sangue.
Anemias são doenças caracterizadas pela capacidade diminuída de transporte de oxigênio devido à diminuição da contagem de eritrócitos ou à concentração de hemoglobina nestas células.Aumento da destruição das hemácias. As anemias deste tipo são classificadas como anemias regenerativas e qualquer anemia associada a uma insuficiência da produção dos eritrócitos na medula óssea são classificadas como anemias arregenerativas. Anemia ferropénica é a mais comum, ocorre quando a ingestão de ferro ou a sua absorção pelo organismo está diminuída, levando a diminuição da produção da hemoglobina, pois o ferro é um dos seus principais constituintes. Anemia falciforme é uma doença genética que resulta da mutação das moléculas de hemoglobina. Quando estas se desligam do oxigênio tornam-se insolúveis e levam à alteração da forma das hemácias. Estas partículas em forma de foice são rígidas e podem bloquear os vasos sanguíneos, causar dor, tromboses e outros danos teciduais. Especificamente, a anemia falciforme é devida a uma mutação que consiste na troca de um aminoácido Glu-6 por uma Val-6 na zona externa da