Patologia nas fundacoes
Flávia Cerqueira Ramos
RESUMO
Esse artigo consiste no estudo sobre as patologias que podem ocorrer nas fundações das edificações, suas causas e efeitos. Será identificado em bases de dados especializadas publicações como artigos que abordam o assunto, a NBR 6122, Projeto e Execuções de Fundações, NBR 8036, Programacao de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos para Fundações e a NBR 6484, Sondagens de Simples Reconhecimento com SPT, para fundamentar teoricamente a pesquisa. As principais patologias que são encontradas nas construções das edificações serão apresentadas e discutidas e assim expor quais seriam os diagnósticos que podem ser aplicados para cada tipo de patologia discutida. As patologias que podem ocorrer nas edificações geram danos arquitetônicos, estéticos, funcionais e estruturais. Causando transtornos, prejuízos financeiros e até colocando vidas em risco. O conhecimento de todas as possibilidades de cada tipo de patologia deve permitir uma ação mais qualificada dos profissionais que atuam nas obras de fundações.
Palavras-chave: Patologias. Fundação. Diagnósticos.
1 INTRODUÇÃO
O recente desenvolvimento econômico do país, especialmente nas últimas décadas, teve repercussão em larga escala na Engenharia, especialmente na área da construção civil, com significativo aumento no número de construções. Entretanto, nesse universo das construções infelizmente podem acontecer problemas se não houver um acompanhamento e cuidado criterioso do projeto a execução. Consequentemente, a área da Engenharia voltada para a perícia mostrou-se de extrema importância através das vistorias para solucionar da melhor forma as consequências das patologias das fundações.
Os problemas patológicos podem ter origem em qualquer fase ou etapa envolvida no processo construtivo de um edifício, onde muitas vezes estas podem ser atribuídas a um conjunto de fatores e não somente a uma falha em etapa isolada. A origem pode decorrer através da ausência