Patologia inflamação
Professora: Juliana Andrade
Marilene Moreira Gonçalves – RA – B430150
Questões:
1° conceitue inflamação aguda.
O processo inflamatório é um mecanismo de reação dos tecidos para que haja uma eliminação, neutralização e destruição da causa da agressão. À partir de um fenômeno irritativo como um trauma, infecções ou corpo estranho, há uma resposta rápida com leucócitos chamada de inflamação aguda.
2° cite e explique os sinais cardinais da inflamação.
Na resposta inflamatória aguda podemos encontrar alguns sinais que identificam a presença de tal processo, esses sinais são: Edema, calor, rubor, dor e perda da função.
Edema é causado principalmente pela fase exsudativa e produtiva-reparativa, por causa do aumento de líquido e de células.
Calor vem da fase vascular, onde há hiperemia arterial que é o aumento do volume sanguíneo no local e, consequentemente, aumento da temperatura local.
Rubor é a vermelhidão, que também decorre da hiperemia.
Dor é originada por mecanismos mais complexos que incluem compressão das fibras nervosas locais devido ao edema, agressão direta às fibras nervosas e ação farmacológica sobre as terminações nervosas. Envolve no mínimo três fases da inflamação (irritativa vascular e exsudativa).
Perda de função é decorrente do edema (principalmente em articulações, impedindo a movimentação) e da dor, que dificultam as atividades locais.
3° conceitue o aumento de permeabilidade vascular.
O aumento da permeabilidade vascular resulta no extravasamento para o interstício de um líquido rico em proteínas, denominado exsudato, sendo esta a marca da inflamação aguda. A perda de proteína plasmática reduz a pressão osmótica do líquido intersticial. Juntamente com a pressão hidrostática elevada devido à vasodilatação, isso leva a um fluxo acentuado de líquido e seu acúmulo no tecido intersticial, denominado de edema.
4° Explique leucopenia, leucocitose e septicemia.
Septicemia, é uma