PATOLOGIA EM PISCINAS
Sistemas Residenciais
Edificações Noite- 2º Módulo Professor: J.J.
Alunos: Wesley Marcos, Larissa Rodrigues, Evandro Florentino, Heitor Resende.
RESUMO
Mostraremos inicialmente, de forma geral, os diversos tipos de patologias ocorridas na maioria das obras civis de pequeno porte. Em seguida são abordados para fins de estudos os problemas relacionados às patologias das obras, bem como suas origens e suas causas, que por sua vez estão divididas nas etapas de investigação do subsolo, análise de projeto, execução, eventos pós-conclusão e degradação dos materiais. Contudo, com objetivo de entender melhor os problemas relacionados a essas etapas, são tratadas em três casos distintos as patologias referente a cada um deles, expondo a situação do problema e classificando quanto suas origens e possíveis causas. Da mesma forma os casos são analisados, com base em teorias especificas, e coletadas dando sugestões para solucionar ou amenizar os problemas.
TCC – Patologias da Construção civil
Sistemas Residenciais
Justificativa:
A patologia na construção é considerada uma falha ou “doença da obra” generalizada por muitos fatores que incluem execução, projeto, má qualidade dos materiais, má utilização dos mesmos, entre outros. Esses tipos de falhas podem prejudicar o projeto sendo executado e se generalizar conforme o tempo corrido.
Na construção civil a qualidade de mão de obra acaba influenciando mais por falhas tanto em projetos quanto mão de obra e manutenção que provocam com o decorrer do tempo a descoberta que por alguma etapa mal executada foi gerada uma patologia.
É muito comum encontrar erros do tipo em muitas edificações que depois de algum tempo aparece.
Não se deve esquecer ainda dos erros de desenho, que acabam por confundir os executores, muitas vezes pela falta de informações, ou ate mesmo por especificações erradas em plantas, como exemplo disso esta a impermeabilização