Patologia das fundações
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; CAMPOS CUIABÁ-CEL. OCTAYDE JORGE DA SILVA
DACC-DEPARTAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL.
CURSO DE EDIFICAÇÕES.
DAIELLEN CAMILLE
MAYCOW DOUGLAS
ALEXANDRE SEBA.
PATOLOGIA DAS FUNDAÇÕES
CUIABÁ-MT
2012
INTRODUÇÃO
Identificar as patologias das fundações nem sempre é possível no momento do projeto, devido a falhas diversificadas que vão desde a investigação do subsolo ao uso de material inadequado àquele tipo de edificação. Porém, a identificação destas patologias precedente a execução das fundações é fundamental para o seu desempenho, segurança e durabilidade da edificação que está interagindo com a fundação.
DESENVOLVIMENTO
CONCEITO
A patologia das edificações se resume ao estudo da identificação das causas e dos efeitos dos problemas encontrados nas mesmas, elaborando seu diagnóstico e correção. Um diagnóstico adequado de uma manifestação patológica deve indicar em que etapa do processo construtivo teve origem o fenômeno que desencadeou o problema. Os problemas patológicos podem ter origem em qualquer fase e/ou etapa envolvida no processo construtivo de um edifício, onde muitas vezes estas podem ser atribuídas a um conjunto de fatores e não somente a uma falha em etapa isolada. A origem pode decorrer.
Entre as prováveis causas de patologias em fundações podemos relacionar como exemplo, ausência, insuficiência ou má qualidade das investigações geotécnicas; má interpretação dos resultados da investigação geotécnica; avaliação errada dos valores dos esforços provenientes da estrutura; adoção inadequada da tensão admissível do solo ou da cota de apoio da fundação; modelos inconvenientes de cálculo das fundações; má execução por imperícia ou má fé do construtor ou mão de