Patologia das estruturas relacionadas carboniza o das estruturas Bruno Frasson
1508 palavras
7 páginas
Universidade Estácio de SáEngenharia Civil: Sistemas Construtivos de Edificações - Turma 0415
Bruno Borges Frasson – RA 64086
Patologia das Estruturas - Geraldo Moritz Piccoli
Tema: Carbonatação do concreto
PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS RELACIONADAS À CARBONIZAÇÃO DAS
ESTRUTURAS
Usualmente, desde o último século, vem se utilizando o termo “patologia das construções” em analogia as enfermidades da medicina. A patologia restringe aos estudos dos danos, fazendo um estudo sistemático dos acidentes e suas causas. A engenharia veio a utilizar o termo “patologia” para estudar nas construções as manifestações, suas origens, seus mecanismos de ocorrência das falhas e seus defeitos que alteram o equilíbrio preexistente ou idealizado. As patologias podem ter sua origem por falha humana na fase de projeto, na fase de execução ou na fase de utilização. Essas manifestações patológicas, inoportunas e indesejadas elevam o custo de manutenção, reparo e recuperação das estruturas, além de reduzirem sua vida útil.
Sendo assim, o estudo sistemático do problema, a partir de suas manifestações características, possibilita o conhecimento mais aprofundado de suas causas e subsidia com informações os trabalhos de concepção, execução, reparo e manutenção das estruturas de modo a minimizar a incidência de problemas patológicos. Uma destas patologias, atreladas à patologia das estruturas, é um fenômeno chamado “carbonatação do concreto”. Este fenômeno geralmente é uma condição determinante para o início da corrosão das armaduras, embora a ocorrência da carbonatação não signifique, obrigatoriamente, o desencadeamento do processo corrosivo. Tão logo a frente da carbonatação atinja a espessura correspondente ao cobrimento do aço, começa a despassivação e tem início a oxidação.
A reação do cimento com a água resulta em compostos hidratados. Na confecção do concreto, normalmente adiciona-se um excedente de água de amassamento necessário para sua mistura e trabalhabilidade. Assim, obtemos um
concreto