Patologia da construção
JOÃO PESSOA, 21 DE MARÇO DE 2014.
PATOLOGIA
A patologia pode ser entendida como a parte da engenharia que estuda os sintomas, os mecanismos, as causas e origem dos defeitos das construções civis, ou seja, é o estudo que compõem o diagnóstico dos problemas.
“O cientista italiano Vilfredo Pareto, descobriu no século passado, uma relação de causa e efeito, em que 80% dos resultados são gerados por apenas 20% do esforço.”
Os problemas patológicos só se manifestam após o início da execução propriamente dita, a última etapa da fase de produção. Em relação a recuperação dos problemas patológicos, podemos afirmar que "as correções serão mais duráveis, mais efetivas, mais fáceis de executar e muito mais baratas quanto mais cedo forem executadas"
Tabela - Origem das patologias levantadas nas obras da construção civil.
ETAPA das Patologias (%)
Projeto 18 a 21%
Materiais 6 a 11%
Execução 52 a 55 %
Utilização 10 a 14 %
Outros 7 a 10 %
ESTUDO DE CASOS
Caso 1
Identificação da patologia:
Umidade e fungos nas paredes.
Causas possíveis:
- Umidade vinda da fundação, e da caixa de areia abaixo do contra- piso, chegando às paredes através da percolação da água, atingindo a parte inferior da parede, podendo até chegar à parte superior da mesma.
Soluções:
Edificação em construção:
A impermeabilização a base de produto betuminoso, da cinta inferior ( também conhecida vulgarmente como radie), e a parte inferior da alvenaria( aproximadamente 40cm), tanto pelo lado externo como interno.
OBS: Forma correta e definitiva para a eliminação da patologia.
Edificação pronta:
Será necessário retirar todo reboco da parte externa e interna ou pelo menos a parte inferior(da metade para baixo) e impermeabilizar a alvenaria com produto a base betuminosa.
Rebocar novamente a alvenaria e antes de aplicar a tinta, aplicar selador acrílico, e então pintar.
Registro fotográfico: