Patologia Bucal
A candidíase é uma doença causada pelo fungo Candida albicans e que ataca qualquer parte da pele humana. Ela assume particular importância clínica em infecções da boca. Temos como exemplo:( candidíase pseudomembranosa conhecido como sapinho, eritomatosa, crônica hiperplástica e mucocutânia).
A candidiase é de longe a infecção fúngica oral mais comum em humanos, podendo se apresentar de formas diverssas o que dificulta o diagnóstico.
Candidiase Pseudomembranosa: É composta pela presença de placas aderentes na mucosa oral que lembram o leite coalhado.... As placas brancas são composatas por uma massa denominadas de hifas, leveduras, células epiteliais descamadas. Que tais placas podem ser removidas atravez da raspagem com o abaixador de linguas.
Sintomas: Os sintomas mais frequentes da pseudomenbranosa é: a dor e vermelhidão da boca e mucosa, podendo também haver manchas brancas ou placas na mucosa da língua e bochecha.
Diagnostico: É estabelecido pelos achados clinicos . Os achados citopalogicos apresentam fase de hifas dos micro-organismo, fazendo com que o tratamento com antifungicos pode ser instituido.
Tratamento: O tratamento das infecções sistêmicas pode ser realizado com medicações endovenosas ou orais com antifúngico como anfotericina B, caspofungina, como fluconazol e itraconazol, enquanto o das infecções superficiais é feito pela aplicação de antimicóticos tópicos como nistatina, clotrimazol, miconazol entre outros.
Carcinoma Nasofaríngeo
Refere-se a um grupo de malignidades que surgem a partir do epitélio de revestimento da nasofaringe, rico em tecido linfoide, os tumores são encontrados na amídula platina e base da língua. O carcinoma nasofarígeo é raro na maioria das regiões do mundo.
Sintomas: Tosse, Alterações na sua voz, como rouquidão, Dificuldade de deglutição, Dor de ouvido, Nódulo ou ferida que