patogia bucal
2333 palavras
10 páginas
ISSN 1677-6704MIXOMA ODONTOGÊNICO EM MANDÍBULA
MANDIBULAR ODONTOGENIC MYXOMA
Alvimar Lima de CASTRO1
Cláudia Misue KANNO2
Renata CALLESTINI1
Luciana Gonçalves SICCHIERI3
Felipe Camargo MUNHOZ3
RESUMO
O mixoma odontogênico é uma lesão benigna rara, muitas vezes diagnosticado quando atinge grandes proporções devido ao seu crescimento insidioso. Nesses casos, pode causar dor, mobilidade e deslocamentos dentais. Radiograficamente, o aspecto mais característico é o de favo de mel, bolhas de sabão, ou de raquete de tênis, embora outros aspectos menos característicos possam ser observados, como no presente caso, em que os autores descrevem uma lesão radiolúcida multilocular de limites identificáveis, em um homem branco com 27 anos de idade, cujos aspectos eram sugestivos de ameloblastoma, lesão de células gigantes central, ceratocisto ou fibroma odontogênico central. A lesão foi biopsiada evidenciando à microscopia óptica presença de um tecido semelhante a um mesênquima primitivo com células fusiformes e estreladas de núcleos arredondados dispostos em estroma mucóide, com prolongamentos fibrilares, indicando o diagnóstico final de mixoma. Para o diagnóstico, os autores consideram essencial a associação dos aspectos clínicos, radiográficos e histopatológicos.
UNITERMOS: mixoma; neoplasias gengivais; granuloma de células gigantes.
INTRODUÇÃO
O mixoma odontogênico é uma rara neoplasia benigna que se origina do ectomesênquima maxilar,11,14 cuja principal característica histopatológica é a semelhança com o tecido mesenquimal de um dente em desenvolvimento. Clinicamente pode ocasionar uma lenta expansão óssea, assintomática, localmente destrutiva, sem metástase para linfonodos,13,19 cujo comportamento eventualmente agressivo justificaria a tendência a recidivas.
A lesão, que pode ter aspectos radiográficos variados, em geral se apresenta radiolúcida multilocular que lembra a forma de raquete de tênis pela presença de trabéculas