Pato
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Pato, galpão decorado e oque aprendemos com Las Vegas
Disciplina: História e Teoria da Arquitetura IV
Professor: Emanuel Henrich Reichert
Acadêmicas: Camila Dall Prá e Juliane Jung.
Passo Fundo, março de 2015.
PATO E GALPÃO DECORADO: O par binário do “pato” e do “abrigo decorado” parece ter surgido incidentalmente na obra de Venturi e Scott Brown, e gradativamente foi adquirindo importância, até tornar-se um mote bem definitivo de oposições, um dos mais conhecidos da arquitetura ocidental da segunda metade do século XX.
Foto 1: Prédio como símbolo A foto 1 é de uma lanchonete que serve um prato de Suvir Saran, um chef indiano, em Nova York. Este prato é Manchuriano na origem e baseia-se num ingrediente que é frango frito com ketchup e por isso a imagem de um grande frango que chama atenção das pessoas que passam por ali. Seu interior e exterior são integrados com significado fácil de ser entendido.
Foto 2: Prédio com símbolos Na foto 2 mostra o Super Luvisa é um supermercado situado na cidade de Passo Fundo na Avenida Brasil Oeste, 2884 – Boqueirão. Uma idéia de ‘galpão’ que pode ser fácil de se modificado por qualquer outro comércio que queira se instalar nesse mesmo local, mudando apenas sua fachada. Seu interior e exterior são separados e sua fachada não depende do interior e é sua decoração que mostra o que o prédio representa.
SOBRE OQUE APRENDEMOS COM LAS VEGAS
COMUNICAÇÃO PARA VEÍCULOS: Las Vegas nos anos 70 era uma cidade para veículos, não para pedestres. A maioria das pessoas circulavam em automóveis, não a pé. Com isso, a arquitetura local teve de se adaptar ao estilo de vida da população. Os prédios eram simples, afastados uns dos outros, e a sua grande maioria com amplos estacionamentos na parte da frente. Surgiram então os grandes letreiros luminosos voltados para a rua, afim de, o