Pato Mecânico
Em 1737, ele construiu seu primeiro robô , The Pied Uma figura em tamanho natural de um pastor que tocava tambor e flauta e tinha um repertório de doze músicas. No ano seguinte, no início de 1738, introduziu a sua criação para a Academia Francesa de Ciências . Naquele tempo, as criaturas mecânicas foram consideradas uma moda na Europa, mas a maioria pode ser que você classificar como meros brinquedos, suas criações foram reconhecidas como uma revolução na sua mecânica realistas sofisticados.
Mais tarde naquele ano, ele criou dois autômatos adicionais, o baterista eo Pato com sistema digestivo, que é considerado sua obra-prima. O Pato teve mais de 400 partes móveis, e pode bater suas asas, beber água, digerir grãos e defecar. Ele é creditado por ter criado a primeira mangueira de borracha durante intestinos pato pesados. Apesar da natureza revolucionária de seus autômatos, diz-se que logo se cansou deles e os vendeu em 1743.
Suas invenções atraiu a atenção de Frederick William II da Prússia , que tentou trazê-lo para a sua corte. Vaucanson, desejando apenas para servir ao seu próprio país, recusou.
Em 1741, foi nomeado inspetor de fabrica de seda em França pelo cardeal Fleury , primeiro-ministro de Luís XV de . Ele ordenou a reforma do processo de fabricação de seda. Na época, a indústria têxtil francesa foi superado pelo Inglês e Escocês. Vaucanson promovido automação extensiva reformas processo têxtil. Em 1745 ele criou o primeiro tear totalmente automatizado do mundo.
Vaucanson estava ocupado automatizar industrial têxtil francês com cartões perfurados , uma tecnologia que posteriormente refinado por Joseph Marie Jacquard mais de meio século depois, revolucionar os teares e no século XX, seria usado para inserir dados em