Pastores Solteiros é permitido?
Jesus Cristo, o Supremo Pastor (1 Pedro 5:4) concedeu servos conhecidos como pastores e mestres para ajudar os santos (Efésios 4:11). Os homens que pastoreiam são chamados, também, de presbíteros (anciãos em algumas traduções) e bispos (1 Pedro 5:1-2; Atos 20:17,28).
Bom, vamos considerar o fato de que o sacerdócio/pastorado é uma das vocações mais bem vista hoje na igreja contemporânea. Visto que é também uma ordenança bem detalhada na carta de 1Timóteo cap. 03.
Diante dessa ordenança surgem algumas dúvidas que perturbam vários vocacionados em questão. Vamos abrir nosso entendimento para algumas analises do texto e outras passagens a respeito.
No percorrer da carta o apostolo Paulo faz uma enorme lista com requisitos a aqueles que almejam a exercer a vocação. Dentre a lista esta uma condição que muito intriga alguns. Vejamos em 1Timóteo 03:02 (É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher...) e em Tito 01:06 ( Alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher...) Essas passagens tem levantado questão e confusão até em congregações.
Sabemos que as cartas de Paulo a Timóteo e a Tito não fazem nenhuma menção a eles serem casados. O próprio Apostolo Paulo não foi casado. Por tanto a uma exceção de que o sacerdócio/pastorado de solteiros não deve ser rejeitado, uma vez que isso não seja expressamente proibido. Porém há alguns pressupostos contatados pelo apostolo Paulo, referente ao perigo de execução na condição de solteiros.
Paulo fala em sua carta aos 1Coríntios; que solteiros podem servir melhor (1 Coríntios 7:1-7). O conselho de Paulo foi dado em relação a “todos os homens” (7:7) especificamente por causa de uma “angustiosa situação presente” (7:26). Não deve ser interpretado de uma maneira que contradiga outras passagens que incentivam o casamento (1 Timóteo 5:14) e que especificamente a regra é que presbíteros sejam casados (1 Timóteo 3:2; Tito 1:6).
Essa situação “angustiante