Pasta de estagio
SIMONE TERESINHA CHAVES DE ANDRADA IBRAHIM
PROJETO DE PESQUISA:
METODOLOGIA E A PESQUISA JURÍDICA
FACULDADE MILTON CAMPOS
NOVA LIMA - MG
2008
MATEUS SIMÕES DE ALMEIDA
SIMONE TERESINHA CHAVES DE ANDRADA IBRAHIM
PROJETO DE PESQUISA:
METODOLOGIA E A PESQUISA JURÍDICA
Projeto de pesquisa apresentado ao Núcleo de Pesquisa (NUPE) da
Faculdade de Direito Milton
Campos,
para viabilizar o desenvolvimento do pensamento científico institucional.
Linha de Pesquisa: Teorias críticas do direito e emancipação social no contexto do Estado
Democrático de Direito
Orientador da Linha: Prof. Dr.
Lucas de Alvarenga Gontijo
FACULDADE MILTON CAMPOS
NOVA LIMA - MG
2008
1
TEMA-PROBLEMA
A discussão acerca das novas técnicas de pesquisa na ciência do
direito, em face, de um lado, dos problemas contemporaneamente postos à atividade de investigação jurídica e, de outro, dos compromissos dessa investigação com o aparelhamento do operador jurídico apto a identificar, compreender e aplicar o direito no âmbito e nos limites do Estado Democrático de Direito – este é o tema do projeto que se apresenta.
A pesquisa em direito “acostumou-se”, por longo tempo, ao desenvolvimento de um conhecimento do direito de índole predominantemente regulatória e correspondente à prática jurídica em sociedades não democráticas.
Ademais, reproduziu o paradigma cognitivo unidisciplinar, promotor do isolamento e distanciamento do direito em relação à realidade, predominante no ensino jurídico moldado pela tradição juspositivista. Contudo, em face do estabelecimento de uma cultura democrática pela via constitucional após 1988, bem como diante da realidade multifacetada dos problemas contemporâneos que reclamam uma solução jurídica, a pesquisa jurídica, movida pelos compromissos de coerência com os fundamentos da nova ordem jurídico-política e de aplicabilidade de seus resultados à práxis concretizadora desse projeto constitucional