Pasta de Elefante1
406 palavras
2 páginas
ObjetivoO objetivo dessa experiência é comprovar e analisar como a velocidade de uma reação química depende de uma série de fatores. Entre esses fatores, temos o uso de catalisadores, que são substâncias capazes de aumentar a velocidade com que uma reação química ocorre, sem, contudo, participar como reagente.
Introdução Teórica
A experiência de química denominada de “Pasta de dente de elefante” produz uma grande quantidade de espuma vinda da decomposição da água oxigenada com um catalisador chamado Iodeto de potássio.
A água oxigenada é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio (H2O2), que é uma substância que lentamente sofre a seguinte reação de decomposição:
2 H2O2(aq) → 2 H2O(l) + O2(g)
No entanto, quando acrescentamos o iodeto de potássio, ele funciona como um catalisador dessa reação, acelerando a decomposição da água oxigenada por meio do íon iodeto, conforme as equações abaixo representam. Veja que ele não participa da reação, mas é regenerado no final dela:
H2O2 + I- → H2O + OI-
H2O2 + OI-→ H2O + I- + O2
A espuma é um tipo de coloide em que um gás, nesse caso o oxigênio, fica disperso em um líquido, sendo que há um grande número de bolhas de gás espalhadas em uma superfície líquida e separadas por uma fina película de líquido. A adição do detergente faz com que se forme ainda mais espuma e a cor é determinada pelo corante que foi colocado. Um exemplo desses que ocorre no cotidiano é quando colocamos água oxigenada 10 volumes em machucados e notamos a formação de uma espuma. Isso acontece porque em nosso sangue há uma enzima denominada catalase, que funciona como catalisador, acelerando a reação de decomposição da água oxigenada.
Procedimento Experimental
1- Mistura-se a água oxigenada com sabão e corante na proveta.
2- Não há regra para a quantidade de água oxigenada. Cerca de 40 ml são suficientes.
3- Algumas gotas de sabão e de corante também bastam.
4- Depois, deve-se despejar uma colher de café de iodeto de potássio sobre