PASSOS PARA ESCREVER UM TEXTO
A profundidade dos argumentos e a verdade empregada neles é que definirá quando um texto é relevante e/ou persuasivo. Técnica e criatividade também são fundamentais
Cícero Nogueira, 29 de maio de 2014Com a quantidade de conteúdo que se publica hoje na internet, produzir um texto que gere resultados é um grande desafio. Considerando que a maioria do público chega até o conteúdo por meio dos buscadores (Google, Yahoo etc.), a relevância do material é fundamental.
A boa notícia é que produzir um conteúdo que assuma uma qualidade substancial não é tão difícil. Um pouco de técnica e muita criatividade fazem toda a diferença para a produção de uma redação persuasiva – aqui é preciso lembrar que redigir é escrever com método.
Para começar, vamos entender o que é um texto persuasivo. Simples, sempre que você detectar a opinião do autor, ali está a intenção persuasiva. Com maior ênfase, a persuasão aparece em: campanhas publicitárias (anúncios, folders, panfletos etc.), textos institucionais (sites, livros etc.), cartas comerciais e artigos de opinião dos mais variados formatos.
A profundidade dos argumentos e a verdade empregada neles é que definirá quando um texto é relevante e/ou persuasivo. Seria pretensioso dizer que há uma fórmula para construir textos persuasivos – especialmente quando se trata do dinamismo na internet -, porém alguns parâmetros podem ser considerados.
Veja quatro passos que você pode seguir para tornar seus textos mais persuasivos:
1º passo - CONQUISTE A ATENÇÃO
A começar pelo título. E título não é algo fácil de fazer! É uma parte do seu texto que deve receber tratamento especial; é o cartão de visitas. Ele deve ser criativo, diferenciado ao mesmo tempo que direto, pois seu peso é grande quando “rastreado” pelos buscadores.
Uma dica: deixe o título para o final.
No primeiro parágrafo capture a atenção e gere a necessidade de continuar lendo. Não enrole na introdução, comece já